Holanda oferece mais de 60 oportunidades de bolsas para estudantes brasileiros

12/12/2011 19:08

 

A Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informa que a Holanda oferece mais de 60 oportunidades de bolsas para estudantes brasileiros nas modalidades de graduação, mestrado e doutorado. Para se candidatar, o interessado deve estar empregado e escolher um curso que contribua para o desenvolvimento da organização em que ele trabalha.

Entre os critérios para concessão das bolsas estão: excelência acadêmica, domínio do idioma inglês, ter participado de atividades extracurriculares, possuir recomendações acadêmicas e grande motivação, além de atender aos requisitos específicos de cada programa. 

Recentemente eleito o terceiro melhor do mundo, pelo conceituado ranking da revista Times, o ensino superior holandês tem atraído cada vez mais alunos estrangeiros. Em 2010, havia 76.750 alunos das mais diversas partes do globo matriculados nas universidades holandesas, totalizando 10% da população acadêmica. Esse grupo chega ao país atraído pela excelente localização, pelo elevado padrão de qualidade e pelo grande número de cursos ministrados em inglês: mais de 1500 opções entre programas de bacharelado, mestrado, doutorado, cursos curtos e outras especializações.

Sem fins lucrativos e financiada pelo próprio governo, a educação superior holandesa oferece anuidades baixas, em comparação com outros destinos tradicionais de estudo. Existem opções de cursos de mestrado, por exemplo, a partir de 4.500 Euros por ano. Mesmo assim é possível participar dos programas de bolsas de estudos oferecidos pelo governo e pelas próprias universidades. Conheça algumas opções:

Netherlands Fellowship Programme (NFP): Programa de Bolsas do Governo Holandês que visa capacitação profissional. O NFP concede bolsas de estudos para programas de mestrado, PhD e cursos de curta duração. 

Programas de intercâmbio: As instituições de ensino superior holandesas têm convênios de intercâmbio com as principais universidades brasileiras. Os acordos são firmados com base no princípio de reciprocidade, o que significa que alunos de instituições públicas são isentos do pagamento das anuidades e estudantes de universidades particulares continuam pagando apenas a mensalidade da sua própria instituição de estudo.

Erasmus Mundus: Dos mais de 130 cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo famoso programa criado pela comissão européia, a Holanda é coordenadora em 13 e integra 42 cursos do projeto.

Bolsas Institucionais: A principal porta de entrada de Brasileiros no ensino superior holandês. As próprias universidades oferecem bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes com bom desempenho acadêmico. Ao todo são 63 ofertas de programas para brasileiros em todos os níveis e campos de estudo. No link www.nesobrazil.org/bolsasé possível fazer uma busca específica de acordo com a sua área de atuação e nível de graduação pretendido. Mesmo sem ter um programa de bolsas formalizado, as instituições Holandesas costumam oferecer bolsas de estudo para alunos de excelência. Para participar é importante deixar claro seu interesse já no primeiro contato.

Existem ainda organizações internacionais, como Unesco e Banco Mundial, que oferecem diversas possibilidades.

Inscrição e Seleção

Para se candidatar a qualquer um dos programas é preciso ser aceito por uma instituição de ensino superior holandesa. Os processos seletivos já estão abertos e para se candidatar é preciso enviar até o final de janeiro os documentos para admissão: certificado de proficiência na língua inglesa e  documentos que comprovem seu grau de escolaridade, traduzidos para o inglês através do processo de tradução juramentada.

Desde 2008, a Nuffic Neso Brazil, fundação oficial do governo holandês para promoção do ensino superior, oferece orientação gratuita sobre cursos, exigências, procedimentos e oportunidades de bolsa aos brasileiros interessados em estudar na Holanda e para as universidades brasileiras em busca de cooperação internacional. A Neso Brazil também mantem o Han Brazil, associação que promove a integração entre os estudantes que já vivenciaram o ensino superior holandês. No site da organização é possível entrar em contato direto com estudantes que já passaram pela experiência para tirar dúvidas e trocar ideias: www.hanbrazil.org

Outras informações 3320. 6010, ou acesse: www.nesobrazil.org/encontreseucurso.

 

 

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!